sexta-feira, 12 de junho de 2009

Que tal um pouco de sol para carregar seu celular?

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense desenvolveram o primeiro carregador solar ecológico para celulares. O projeto foi elaborado por estudantes do curso de Eletrotécnica. A informação foi divulgada no portal do Ministério da Educação (MEC).


O equipamento é formado por placas solares que transformam energia solar em energia elétrica, baterias que acumulam esta energia e controladores de carga para otimizar o sistema. Os próprios alunos já estão carregando seus celulares a partir do novo sistema.

Trata-se de uma pesquisa institucional, mas cujo modelo pode ser ampliado, principalmente em razão dos benefícios ecológicos que propicia como a economia de energia elétrica e, logo, de recursos hídricos.

O sistema funciona assim: quando o sol brilha sobre as placas (módulo solar), há produção de corrente elétrica. Os condutores levam a eletricidade até o controlador de carga que são levadas às baterias para carregá-las. A bateria acumula a eletricidade para uso diurno ou noturno.

A idéia agora é disseminar o conceito de utilização da energia solar entre a população e fazer uma cartilha para que comerciantes e empresas também se interessem pelo modelo.

Nada como fomentar os institutos de pesquisa do país e, assim, incrementar cada vez mais não só o aparato tecnológico existente como também o aparato ecologicamente correto e sustentável dessas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário