quinta-feira, 11 de junho de 2009

Construção sustentável


A onda da sustentabilidade chegou pra ficar. O site G1 (http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1190233-16052,00-PESQUISADOR+INVENTA+TIJOLO+FEITO+DE+CASCA+DE+COCO+E+DE+CASTANHA.html) divulgou hoje que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) inventou um novo tijolo que não utiliza barro em sua composição.

A inovação é que, ao invés de argila, na composição do novo material são utilizados restos de casca de coco, de castanha-do-pará e de tucumã. Essa parte dessas castanhas, em geral, é descartada.


Mas você deve estar pensando qual seria a vantagem desse novo tijolo, uma vez que o barro também é orgânico. É que, na verdade, tijolos de argila têm que ser cozidos para serem utilizados e esse procedimento utiliza lenha. Já o tijolo das cascas das castanhas, não precisa ir ao forno e ainda é bem mais resistente.

Muita pesquisa ainda tem que ser feita pra que seja possível inserir no mercado essa invenção, mas isso é uma questão de tempo. É a ciência a favor da humanidade e do meio- ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário