sexta-feira, 19 de junho de 2009

O seu carro ainda vai precisar de abacate!

Mais uma da ciência! Um professor e pesquisador da Unesp, em Bauru, desenvolveu a mais nova alternativa para produção do biodiesel: o abacate! Após dois anos de pesquisas, Manoel Lima de Menezes utilizou a fruta para criar o novo tipo de combustível.

Atualmente, a soja é o produto mais utilizado para produção dos biocombustíveis. Estudos com outros produtos, como o girassol e o óleo de mamona, já foram realizados mas a soja permaneceu como a mais viável.

Esta nova pesquisa indica, segundo o pesquisador, que o abacate pode ser tão bom e até melhor do que a soja, pois ao mesmo tempo em que é possível extrair óleo da polpa da fruta, o caroço ainda rende o etanol que, juntos, são os principais ingredientes para produção do biodiesel. No caso da soja, que só fornece o óleo, o etanol precisa ser obtido na cana-de-açúcar.

Outros benefícios do abacate: sua produtividade, em relação à soja, é bem maior, o que diminuiria os custos de produção e, hoje, o Brasil é o terceiro maior produtor mundial da fruta, com 500 milhões de unidades por ano.

A partir de agora, o pesquisador irá realizar novas pesquisas a fim de reduzir o gasto de energia na produção do combustível e criar mecanismos que tornem o processo autossustentável. Este é mais um exemplo de que investir nas pesquisas dos milhares de estudiosos espalhados por todo o país pode ajudar a obter novas e melhores soluções para problemas como este, da poluição ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário